terça-feira, 3 de maio de 2011

Natal/RN por Lizzie


*Texto produzido para o blog "Titã do Cerrado"

http://titadocerrado.blogspot.com/2011/05/minha-viagem-que-tita-com-lizie-navarro.html#comments


Eu sou a Lizzie Navarro de Barra do Bugres, MT. Sou professora e viajante profissional (ainda inexperiente) por convicção. Adoro viajar e o João me deu a difícil missão de escolher uma viagem para relatar, sendo assim, optei pela última que fiz em março com minha irmã. O destino?Natal/RN!

Aqui em casa, todos (menos nós duas) já conheciam lá, então a possibilidade de esse ser o destino escolhido para uma eventual viagem em família era super remota. Nós queríamos um lugar que fosse a nossa cara e depois de muita pesquisa e propaganda feita principalmente por minha prima Tati, Natal ganhou por unanimidade. (Unanimidade aqui significa 2 votos, rs). A viagem tinha um significado especial, além de ser a primeira vez que a Miria iria ver o mar, foi a minha comemoração do fim da faculdade.

Enquanto pesquisava um destino, li em algum lugar, não me recordo onde, a seguinte frase: “Natal te espera de braços abertos”, um mês depois de conhecer essa linda cidade não tenho dúvidas quanto a veracidade do título. Tudo na cidade parece ser voltado a satisfação do turista e além do “ar mais puro das Américas”, de acordo com a Nasa, Natal oferece inúmeros roteiros e atividades aos visitantes.

A capital do Rio Grande do Norte é definitivamente o tipo de destino que agrada a gregos e troianos. Aqueles mais sossegados podem optar por descansar diante de verdadeiras maravilhas da natureza como a Praia de Pipa, Galinhos e Baía Formosa. Aos literalmente “ligados na tomada”, não vai faltar emoção no passeio de buggy nas Dunas de Genipabú e o mergulho no parrachos de Maracajaú.

Eu particularmente, penso que ir pra lá e não fazer os passeios opcionais não vale à pena. A maioria desses passeios duram o dia todo, o que os tornam um tanto cansativos, a minha dica é optar por fazê-los nos primeiros dias e deixar ao menos o último para aproveitar as praias mais próximas da cidade, como Ponta Negra e Praia dos Artistas, além das necessárias compras.

No primeiro dia fizemos o city tour, fomos no Forte dos Reis Magos e em Pirangi. Esse foi eleito o passeio mais cansativo. Você anda muito e sinceramente pra gente só valeu a pena pelo Forte, de onde se tem uma vista maravilhosa tanto da cidade como da ponte Newton Navarro e a praia. A atração de Pirangi é o maior cajueiro do mundo. Existe a opção de fazer um passeio de barco e mergulho nas piscinas naturais, mas como já tínhamos combinado que nosso primeiro mergulho seria em Maracajaú nem nos interessamos.

No outro dia fomos em Pipa, cuja beleza é indescritível. Devido a maré alta não conseguimos chegar a Enseada dos Golfinhos, mas valeu a pena mesmo assim. Em Pipa tem-se a opção de pegar uma (charrete, tratorzinho, sei lá...) e ir até a Praia do Amor. Esse passeio tem um adicional de R$10,00, mas com certeza compensa! Fomos pela Potiguar Turismo (conveniada à CVC) e ver a “Penélope Charmosa” imitar a Isadora Ribeiro no Chapadão onde foi gravada a abertura do Fantástico foi simplesmente hilário. Neste dia também conhecemos Tibaú do Sul e Cacimbinhas.

No terceiro dia fizemos o tão esperado passeio de buggy pelas Dunas de Genipabú. Sabe aquele que você escolhe com emoção ou sem emoção?Como o tempo não estava dos melhores foi Com MUITA emoção da saída do hotel até a volta. Esse passeio é imprescindível! Não preciso acrescentar mais nada certo?

Além das tradicionais dunas, o passeio inclui uma parada para banho na Lagoa de Jacumã. Nas dunas temos a opção de fazer “esquibunda” e “tirolesa”. Confesso que não via a hora de chegar lá pra fazer, e me decepcionei. Minha família trabalha com extração de areia aqui, então eu cresci descendo os morros de areia daquele jeito, só não sabia que esse era o tal do esquibunda! A tirolesa não fiz também! Na verdade, ninguém do nosso buggy se animou em descer aquilo na chuva que estava! Eu só não desci porque um mês antes fui para Rondônia fazer arvorismo,o que incluiu uma tirolesa até mais alta que a de Natal.

No nosso último dia de passeio fomos para Punaú e Maracajaú. Punaú é completamente diferente de todos os passeios citados anteriormente. Um lugar que mescla o requinte de uma fazenda interiorana, uma praia deserta e toda a infra-estrutura turística necessária. Outra dica: Não compre o passeio de Maracajaú se não for fazer o mergulho. Praia por praia fique na cidade mesmo. O mergulho é sensacional!

Quanto a noite potiguar, parece ser bem animada. Digo parece, porque saímos uma noite e fomos em uma rua que não sei o nome, mas fica em Ponta Negra mesmo, cheia de barzinhos e qualquer pessoa sabe informar onde fica, “menos eu” rs. O lugar é super agradável, ambientes variados, música ao vivo... Mas a Taverna, que é um pub super badalado, estava fechado. A outra opção era uma casa noturna no fim da quadra. Eu que não curto forró não me empolguei em ficar e voltei para o hotel! Mas pra quem curte, o lugar é animado.

As outras noites saíamos sempre para dar uma volta no calçadão de Ponta Negra. No mais, as noites tradicionais, com cardápio e música de diferentes países, do Esmeralda Praia Hotel sempre surpreendiam. Lembrando que há alguns restaurantes que contam com translado gratuito, como o Farofa d’Água, que aliás, é super requisitado pelos guias.

No fim de semana, resolvemos ficar na cidade mesmo. Almoçamos no “Camarões” (excelente), e fizemos um city tour por conta própria, rs. O domingo foi reservado para as compras, e com algum custo, devido a nossa "intimidade" com o trânsito potiguar conseguimos chegar no Natal Shopping, rs. Falando em compras, em Ponta Negra há várias opções, como o Villarte (ao lado do Holiday Inn), mas o melhor mesmo é a feira de artesanato Potiguar próximo ao Praia Shopping. Outra dica: Aos interessados, comprem castanhas na feirinha de Pirangi, na cidade é muuuuito mais caro!

É melhor pesquisar a respeito dos passeios com antecedência ou você acaba indo para algum lugar que não tem nada a ver com seu estilo. É bom ficar atento as agencias que oferecem esses passeios, existem muitas e compensa fazer uma cotação antes de fechar com alguma, há consideráveis diferenças de preço.

Quem vai para Natal não pode deixar de experimentar o sorvete de caipirinha na Fortaleza dos Reis Magos, as delícias do “Camarões”, o pastel de carne de sol e a cocada da Help, na praia de Pipa.

Enfim, Natal é uma cidade agradabilíssima, com pessoas encantadoras e lugares dignos de cenários de filmes. Em termos de infra-estrutura turística, Natal também não deixa a desejar. Vivi uma semana inesquecível naquele lugar paradisíaco, conheci pessoas incríveis e me redescobria como pessoa a cada nova situação. Só pra constar... Já não vejo a hora de voltar!

Ah, às vítimas de intoxicação alimentar a Clínica Paulo Gurgel é uma excelente pedida! (Dica da Miria) Rsrs

*Abaixo segue alguns links que vale a pena conferir antes de partir para a “Noiva do Sol”.

http://www.hotelesmeralda.com.br/

http://www.tempodeaventura.com.br/

http://www.camaroes.com.br/

Um comentário: