quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Nações esperam por ti


“Ninguém comete erro maior do que não fazer nada porque só podia fazer pouco” (E. Burke)

Preocupado com o mundo em que os seus filhos irão crescer? Eu também me preocupo. Na verdade penso que esse seja um sentimento coletivo, e muitos são os motivos que agravam a falta de tranqüilidade em relação ao futuro do planeta.

As páginas dos jornais estão repletas de informações capazes de tirar o sono de qualquer mortal: catástrofes naturais, violência, guerras, fome... Enfim, não faltam opções quando o assunto é esse. E diante desse leque problemas eu escolhi chamar a atenção para uma problemática que atinge mais de 1bilhão de pessoas no mundo: A forme.


Conforme o artigo XXV da Declaração Universal dos Direitos Humanos: “Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.”

Entretanto, o Programa Mundial de Alimentos revela que 25 mil pessoas morrem por dia devido a subnutrição e doenças relacionadas ao problema.

De acordo com a maior rede social de voluntários ONGs do Brasil o “Planeta Voluntários”: “Todos os dias, mais de 850 milhões de pessoas vão se deitar com fome; dentre elas, 300 milhões são crianças.
A cada cinco segundos, uma delas morre de fome.Todo ano no Planeta, morrem de fome cerca de 30 milhões de pessoas.”


Diante de estatísticas como estas, é importante não subestimar o poder e a responsabilidade que temos em nossas mãos. Afinal, somos ensinados por Jesus Cristo que “... qualquer que tiver dado só que seja um copo d’agua fria a um destes pequenos... em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão. (Mt 10:42)


Logo que comecei a fazer pesquisas para o intercâmbio que pretendo fazer quando concluir a graduação, me interessei pelo trabalho voluntário que além de ser uma forma de ajudar os necessitados ainda contribui na formação dos voluntários mediante conhecimento cultural e fluência no idioma do país de destino. Além disso, devemos considerar que este tipo de trabalho é cada vez mais valorizado pelo mercado devido a preocupação das empresas com a responsabilidade social.


É claro que não alimento ilusões de erradicar a miséria do mundo. Não! Desculpem-me, mas não sou tão otimista assim. Acredito sim, em fazer o que está ao nosso alcance, acredito na união!
Se você ainda não pode ir à África, que é considerado o berço da civilização humana e hoje sofre com o maior IPH (Índice de pobreza humana) do mundo, ajude seu vizinho, o colega de escola. Ajude quem puder!
Neste sentido
Martin Luther King afirma que: "é melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar; é melhor tentar ainda que em vão, que sentar-se fazendo nada até o final..."

É por essa fé no ser humano que acredito que juntos somos capazes de diminuir essas estatísticas medonhas e deixar aos nossos filhos um mundo melhor.


Aos interessados, aqui vai algumas sugestões de redes relacionadas ao tema:

http://www.planetavoluntarios.com.br/
http://www.afs.org.br/

http://www.partnershipvolunteers.org/
http://portaldovoluntario.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário